quinta-feira, 8 de abril de 2010

Nilton Câmara: Mãos Que (En)Cantam


O cearense Nilton Câmara, de 28 anos, tem sido referência nacional quando se trata de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, especialmente, no uso da música como ferramenta de inclusão social para os deficientes auditivos. A vocação para esse trabalho excepcional começou há 12 anos, a partir de um grupo de surdos formado numa igreja local. No firme propósito de levar a Palavra de Deus àqueles que não ouviam, rapidamente Nilton tornou-se intérprete de canções em Libras e passou a se dedicar em estudos específicos. Hoje ele é formado em Letras, em Inglês e Espanhol, em Teologia e ainda faz mestrado em Linguística Aplicada. Todo empenho o fizeram reconhecido não apenas no Ceará, mas em todo o Brasil. Palestrante e professor, Nilton ministra oficinas pelo país em diversos eventos de igrejas, governos, entidades filantrópicas e instituições acadêmicas.

O destaque no trabalho de Nilton Câmara é a proposta desafiadora de levar a música ao mundo dos surdos. Através da idealização do projeto Grupo de Dança Surdos Videira, ligado à Comunidade Cristã Videira, de Fortaleza (CE), o autor tem mostrado que, ao contrário do que se poderia pensar, os surdos também podem dançar e cantar. A iniciativa é pioneira no Brasil e procura inserir a música na vida dos deficientes com o uso da linguagem corporal e da língua dos sinais. No repertório das oficinas e eventos, predomina o som de cantores evangélicos de vários ritmos. Nilton já fez inúmeras apresentações ao lado de artistas como Fernanda Brum, Diante do Trono, grupo Voices, André Valadão e Aline Barros. Em 2007, foi lançado o DVD “Nilton Câmara Ao Vivo”, um registro inédito no país com louvores em Libras. Nesse mês sai o segundo DVD, intitulado “Grandes Momentos”, com clipes e documentários, todos em Libras, celebrando 12 anos de carreira do intérprete.

Abaixo, vídeo de matéria feita pela TV Cidade (Fortaleza, CE) sobre o grupo Surdos Videira:



E a seguir, ministração de louvor num culto para surdos em Indaiatuba (SP):



Saiba mais sobre o trabalho de Nilton Câmara neste link.

(Via revista ShowGospel)

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO