terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Banda Collateral: rock em bom português para americanos e brasileiros


Enquanto a música dos americanos exerce forte presença nos ouvidos dos brasileiros, o som da banda Collateral chega para trilhar o caminho inverso: fazer música em português na terra do Tio Sam, para os americanos e os brasileiros que vivem por lá (e por aqui). Formada por jovens brazucas vivendo nos Estados Unidos, em Nova Jersey, Collateral marca em solo americano um rastro de brasilidade e ainda exporta para o Brasil suas influências musicais já bem refinadas.

O grupo surgiu como banda mesmo em 2006, mas antes disso os integrantes já tocavam juntos na Comunidade Evangélica Vida Abundante (Ceva), nos EUA. A formação começou quando os amigos David e Thiago decidiram ir além do ministério na igreja e alcançar novas fronteiras. As gêmeas Noe (esposa de David) e Ruth (esposa de Thiago) também embarcaram na idéia. Ao sonho do quarteto juntaram-se depois mais dois amigos, Rodrigo e Leo (o único gringo na banda). Nesses primeiros anos de atuação, o grupo trabalhou focado na produção do primeiro disco. O que era para ser apenas um EP, virou um álbum cheio, com 16 faixas totalmente em português. O álbum “Episódio 1: Vida”, recém lançado nos EUA de forma independente, está à venda neste site e também no iTunes. Algumas faixas podem ser ouvidas no MySpace. Num futuro próximo, o grupo pretende fazer versões de algumas músicas do CD também em inglês e espanhol.

O som de Collateral segue a linha moderna do louvor e adoração, com misturas inventivas de várias vertentes do rock. É um estilo experimental e alternativo, que sugere uma produção bem pensada e preocupada em apresentar um material de qualidade. Nomes como Mutemath, Coldplay, Swichtfoot, U2, United, Plumb e Delirious? formam a base de referências musicais para a banda. O primeiro CD coloca à prova o peso dessas influências nas composições. Mas como o nome do álbum propõe, esse é apenas o episódio 1; outros virão. Por enquanto, a missão está cumprida.

Collateral é:
Thiago “Miusek” Pereira (produção, voz e instrumentos)
David Marinelli (guitarras, voz)
Noe Marinelli (voz, violão)
Ruth Pereira (voz, violão)
Rodrigo Persike (baixo)
Leo Nieves (bateria)

Links:
Site: http://www.collateralmusic.com/
MySpace: www.myspace.com/collateralbrasil
Twitter: www.twitter.com/bandacollateral
Blog: http://www.bandacollateral.blogspot.com/
Orkut: Collateral

Confira abaixo “Som da Minha Salvação”, faixa 2 do álbum de estréia:

1 Comentário:

Collateral disse...

Brother, muito legal o seu review do CD, mto bem escrito! Valeu pela menção nossa aqui, obrigado pelas palavras e parabens pelo site!
Abraço!!

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO