quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Rojo: o pop rock latino tem cor


A influência da música gospel norte-americana no Brasil, como em muitos outros países, é inegável. O lado ruim disso é que bons artistas latino-americanos, de origem hispânica, ficam às margens dos principais canais de divulgação e distribuição, que geralmente privilegiam artistas de língua inglesa, seja dos EUA, da Europa ou de outras regiões. É nesse circuito paralelo que correm bandas como a Rojo, premiado grupo mexicano de pop rock que está prestes a completar dez anos de atuação.

Rojo é formada pelo casal Emmanuel Espinosa (baixo, vocal) e Linda Espinosa (vocal), mais Rubén González (bateria) e Oswaldo Burruel (guitarra). No início da carreira, em 2000, o grupo teve como “padrinho” o cantor Marcos Witt, com quem eles começaram a tocar junto em turnês pelos Estados Unidos, América Latina e Japão. Essas apresentações rapidamente deram grande destaque ao grupo, que logo se motivou na produção do primeiro álbum, “Rojo”, lançado em 2001. A partir de então, a banda começou a escrever a própria trajetória, ganhando evidência em países da América Central, como Porto Rico, e da América do Sul, como Argentina, além do próprio México – país de origem – e em diversas cidades americanas. O disco “Día de Independencia”, de 2004, rendeu ao grupo o primeiro Grammy Latino de melhor álbum, prêmio conquistado novamente em 2005 e que consolidou a presença da banda no cenário internacional.

A banda soma na discografia nove trabalhos lançados, incluindo um álbum de remixes, uma coletânea de natal e um DVD. O último disco, “Apasionado Por Ti”, foi indicado em cinco categorias do prêmio Arpa 2009, uma das principais premiações da música latina, concedido pela Academia Nacional de Música e Artes Cristãs do México. Os vencedores serão conhecidos dia 23 de outubro, em cerimônia realizada na Cidade do México.

Confira abaixo “Alabad A Dios” e “Tu Amor Hace Eco Em Todo Mi Universo”, faixas do álbum “Apasionado Por Ti”:



Discografia:
2001 – “Rojo
2003 – “24.7
2004 – “Día de Independencia
2005 – “Pasaporte” (DVD)
2006 – “Edición Especial
2006 – “Navidad” (Christmas)
2007 – “Con El Corazón En La Mano
2008 – “Remixes Y Más
2009 – “Apasionado Por Ti

Links:
Site Oficial: http://www.rojoweb.com/
MySpace: http://www.myspace.com/rojooficial

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO